Responsabilidade Social


Home Empresa Responsabilidade Social

Ambiental, Social e Governança (Environmental, Social and Governance)

Os sócios seniores da Brasil Capital participaram ativamente no desenvolvimento das melhores práticas de governança corporativa no mercado de capitais brasileiro desde o início da década de 2000. Assim, desde a nossa fundação em 2008, temos sido fortes defensores das melhores iniciativas nesse sentido, contribuindo consistentemente para as empresas investidas

Acreditamos na otimização da relação risco/retorno do nosso portfólio de investimentos. Nossa filosofia apresenta o desafio de obter retornos mais consistentes com a redução do risco agregado oriundo de aspectos de governança, sociais e ambientais. Entendemos que empresas focadas no desenvolvimento de boas práticas de governança corporativa, com o olhar social e o incentivo à diversidade geram retornos mais consistentes ao longo dos anos.

Somos uma gestora lastreada em processos e estabelecemos checklists para grande parte das nossas atividades de investimento e operações. Temos uma seção específica sobre ESG em nosso checklist de investimentos para melhor monitoramento dos fatores e avaliação mais objetiva, totalizando 5 seções com mais de 70 itens. Existem diversos estudos realizados por renomadas instituições demostrando que a abordagem ESG é ainda mais importante em países em desenvolvimento, nos quais tais iniciativas estão relacionadas ao melhor desempenho das empresas, e de consequente geração de alpha. Esse é um fator chave para a Brasil Capital, dado nosso objetivo de permanecer como uma gestora de alta performance.

Metodologia

Nosso processo de análise não é baseado em scores ou screeners e sim em uma abordagem construtiva em relação aos impactos ESG (Environmental, Social and Governance) nas companhias investidas. Colaboramos para a melhoria nos padrões de operação, governança e transparência, acreditando na construção de resultados consistentes ao longo dos anos e estamos em processo de contínuo aperfeiçoamento da análise dos componentes ambiental e social nas empresas do nosso universo de investimento.

Acreditamos que a combinação de métricas quantitativas e qualitativas é a melhor maneira para compreender os desafios e oportunidades associados aos nossos investimentos. Para a análise de temas ASG não é diferente. Procuramos mensurar os impactos financeiros relacionados aos temas ASG nas empresas em que investimos, de modo a aprimorar nossos modelos de valuation. Este processo está em linha com as melhores práticas internacionais de investimento responsável.

Em março de 2019 formalizamos nossa adesão ao PRI, líder global em investimento responsável. A PRI foi fundada em 2006 e liderada pelas Nações Unidas, juntamente com um grupo de 20 investidores de 12 países.

O objetivo é compreender as implicações relativas aos aspectos Ambientais, Sociais e Governança (ASG) nos investimentos, auxiliando a rede internacional de signatários na incorporação desses fatores em seus investimentos. A PRI atua no interesse de longo prazo dos seus signatários, dos mercados financeiros e das economias, e, ainda mais relevante, do meio ambiente e da sociedade como um todo.

Alguns exemplos de fatores ESG:

Compromisso Ambiental

As emissões de carbono da Brasil Capital são neutralizadas através de atividades de conservação florestal e de biodiversidade em uma área de floresta nativa. O projeto promove o desenvolvimento econômico e social das comunidades locais para possibilitar a preservação da floresta.

Ações Sociais

Destinamos parcela de nossos recursos e dos sócios para projetos sociais e bolsas de estudo visando incentivar estudantes que se destacam academicamente e que necessitam de auxílio financeiro. Atualmente, contribuímos financeiramente com programas de bolsas de estudo e bibliotecas de universidades brasileiras, além de participar ativamente de programas de treinamento de estudantes com foco em análise de investimentos. Acreditamos que investir em educação é parte de nossa responsabilidade social e uma forma eficiente de contribuir para o desenvolvimento do país.