Quem somos

A Brasil Capital é uma gestora de recursos independente, com escritórios no Brasil e nos Estados Unidos, focada em investimentos de longo prazo em companhias brasileiras. Originalmente voltada para a gestão de recursos próprios, nossa estrutura foi ampliada e hoje gerimos recursos próprios e de terceiros, que incluem clientes institucionais brasileiros e estrangeiros, pessoas físicas e family offices.

Nossa filosofia de investimento é lastreada em empresas vencedoras, com administração e acionistas competentes e honestos e uma ampla margem de segurança.

Nossa equipe foi montada ao longo dos anos com pessoas de formação complementar, capacidade crítica, espírito empreendedor, objetivos comuns e ampla experiência no mercado de capitais brasileiro. A Brasil Capital é uma partnership (sociedade) e todos os seus membros são incentivados e elegíveis a se tornar sócios, de acordo com desempenho, meritocracia e alinhamento de interesses. Damos muita ênfase à nossa cultura, aos nossos processos na tomada de decisões, à nossa reputação e à construção de um histórico sólido e consistente.

As bases do nosso negócio são ética, cultura de dono e meritocracia, adaptabilidade com obstinação por resultados, comunicação e respeito total ao cliente. Constantemente buscamos profissionais com elevada curiosidade, resiliência e capacidade intelectual e de execução.

Equipe

André Ribeiro CIO & Portfolio Manager*
Ary Zanetta Portfolio Manager*
Danilo Deutsch, CFA Analista Sênior
Fernando Sampaio, CFA Analista Sênior
Christian Klotz Strategy and Innovation*
Juliana Klarnet Brazil Business Development
Felipe Graner COO & Risk Manager
  • 2001
  • 2002
  • 2003
  • 2004
  • 2005
  • 2006
  • 2007
  • 2008
  • 2009
  • 2010
  • 2011
  • 2012
  • 2013
  • 2014
  • 2015
  • 2016
  • 2017
  • 2018
  • 2019
  • 2020
  • 2021
  • 2022
Bradesco Templeton
FAMA
Brasil Capital
Credit Suisse Hedging Griffo
Brasil Capital
HSBC
Brasil Capital
Brasil Capital
Brookfield Fin.
FAMA
MBA-Columbia / Pollux
UJAY Capital
Jaguar Growth Partners
Brasil Capital
Banco BBM
FAMA
Brasil Capital
B3
Brasil Capital

Nota: * Membros do Comitê de Investimento

Gestão e Análise

André Ribeiro

Ary Zanetta

Danilo Deutsch, CFA

Fernando Sampaio, CFA

Sócio sênior e gestor da Brasil Capital, André é membro do Comitê de Investimentos. Anteriormente, foi sócio da FAMA Investimentos, tendo exercido diversas funções como trading, análise de empresas e gestão de fundos. Antes de se unir à FAMA Investimentos, foi trader e analista de empresas no Bradesco Templeton Asset Management e no UBS Paine Webber no escritório de São Francisco, EUA. Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de São Paulo (USP), possui especialização em Finanças com honras pela UC Berkeley, Califórnia e especialização em Finanças pela FEA-USP. André é associado aos endowments Amigos da Poli e Sempre FEA da Universidade de São Paulo.

Sócio sênior, gestor e membro do Comitê de Investimentos. Anteriormente, foi sócio do Credit Suisse Hedging Griffo, onde trabalhou por 5 anos, exercendo funções de trader, analista de ações e renda fixa, e controller manager. Ao final de 2018 foi membro da equipe de transição do novo Ministro da Economia, Paulo Guedes. Ary Zanetta é bacharel em Ciências Econômicas pelo Insper-SP, tendo se graduado com honras e possui Mestrado em Economia pela FGV-SP (Fundação Getulio Vargas). Atualmente é membro do YPO (capitulo Grand São Paulo). Ary é membro do comite de investimento do endowment da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Embaixador do Programa de Bolsas do Insper.

Sócio e analista sênior da Brasil Capital, responsável pelos setores de tecnologia, saúde, varejo, shopping e properties. Anteriormente, trabalhou no Banco HSBC na área de fusões e aquisições. Danilo, Chartered Financial Analyst, é formado em Administração de Empresas pela FGV (Fundação Getulio Vargas).

Sócio e analista, responsável pelos setores de energia elétrica, construção e bancos. Fernando, Chartered Financial Analyst, é formado em Administração de Empresas pela FGV (Fundação Getulio Vargas). Fernando também cursou Business Strategy e Capital Markets na St. Petersburg State University, Rússia.

Christian Klotz

Leandro Guimarães

Henrique Goulart Wu

André Paulini

Sócio sênior, responsável por estratégia e inovação, além de membro do Comitê de Investimentos. Anteriormente, foi diretor de investimentos da Jaguar Growth Partners, empresa de Private Equity focada em mercados emergentes e baseada em Nova Iorque. Antes de unir-se a Jaguar, foi sócio, gestor e analista de investimentos da UJAY Capital, Pollux Capital e FAMA Investimentos. Graduado em Engenharia de Produção pela Escola de Engenharia Mauá, possui MBA pela Columbia University. É conselheiro de administração do Movimento Bem Maior.

Trader Sênior. Anteriormente trabalhou no Bradesco Asset Management, Banco Modal e Modal Asset Management, atuando como Trader Sênior e co-Gestor de Portfólio. Leandro é graduado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), possui especialização em Gestão de Investimentos pela PUC - RIO e foi aprovado no nível I do CFA Program.

Analista. Anteriormente trabalhou no Banco BBM, Banco Safra e GuiaBolso. Henrique é graduado em Engenharia Mecânica-Aeronáutica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Analista. Trabalhou anteriormente no Citi e Banco PAN. André é graduado em Engenharia Ambiental pela Escola Politécnica da USP.

Leonardo Massini

Leonardo Lopes

João Paulo Parizotto

Ricardo Sarfatti

Analista da cobertura dos setores de energia elétrica e saneamento, construção, bancos e tecnologia. Leonardo é graduado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP.

Analista da cobertura dos setores de varejo e consumo, non bank financials, car rental e farmacêutico. Anteriormente, trabalhou na área de M&A na Fortezza Partners. Leonardo é graduado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP.

Analista da cobertura dos setores de saúde, shoppings, properties, varejo e e-commerce. Anteriormente, trabalhou na área de Debt Capital Markets no banco J. P. Morgan. João Paulo é graduado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP.

Analista da cobertura dos setores de energia elétrica e saneamento, telecomunicação e construção. Anteriormente, trabalhou na área de Equity Research do Bank of America e da Meraki Capital. Ricardo é graduado em Administração de Empresas pela FGV (Fundação Getulio Vargas).

Relações com Investidores

Juliana Klarnet

Isabella Nozza

Sócia sênior e responsável por Business Development na Brasil Capital. Foi sócia do multi family office BAWM Investments. Anteriormente, Juliana foi sócia da FAMA Investimentos, responsável pela área comercial. Iniciou sua carreira no Banco BBM, na área de Produtos da Asset, tendo mais tarde uma passagem pela Fidúcia Asset Management, sendo responsável pela área comercial. Juliana Klarnet é graduada em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio).

Responsável pela relação com investidores. Anteriormente trabalhava no J.P. Morgan Asset Management como analista da área comercial. Isabella também teve experiência na área de produtos da Votorantim Asset Management. Graduada em Administração de Empresas pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). Possui certificação financeira CFP®.

Risco e Compliance

Felipe Graner

Jefferson Nunes

Carla Libano

Alessandro Santos

Sócio sênior responsável pelos setores de risco, compliance e operações na Brasil Capital. Anteriormente, Felipe foi analista de risco de mercado da BMF&Bovespa, trabalhando com cálculo de margem de garantia e apreçamento de derivativos de balcão. Graduado em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica da USP e cursou programa na Politecnico di Milano focado em economia e mercado financeiro. Possui especialização em Pricing and Risk pela USP.

Sócio e analista de operações. Anteriormente, trabalhou na Mesa de Operações da Votorantim Corretora e na área de Risco de Mercado do Banco Bradesco. Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, possui Especialização em Finanças pela Fundação Getulio Vargas.

Analista de operações. Carla iniciou sua carreira no Banco Bradesco atuando na área de backoffice de ativos escriturais e governança corporativa. Também integrou a equipe de cadastro Bovespa/BM&F na Flow Corretora de Títulos e em seguida trabalhou na Título Corretora de Valores no departamento financeiro. Graduada em Administração de Empresas e Marketing, possui pós-graduação em Mercados Financeiros pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Analista de operações. Anteriormente, trabalhou na Mesa de Operações e na área de Risco e Compliance da SmartQuant Investimentos. Graduado em Física pela Universidade de São Paulo - IFUSP.

Estratégia de Investimento

Nossa estratégia de investimento é baseada em uma profunda análise fundamentalista e um rigoroso controle de risco. Acreditamos na importância de entender detalhadamente as atividades das empresas que analisamos, com o objetivo de identificar não só suas vantagens competitivas e oportunidades, mas, especialmente, os riscos inerentes a cada negócio. Com isso, buscamos construir um portfólio sem concentração excessiva em setores e empresas, privilegiando companhias com alta liquidez em bolsa e que atendam a 3 pilares fundamentais: (i) modelo de negócios de qualidade superior; (ii) gestão competente, honesta e alinhada e (iii) valuation atrativo.

(i) Modelo de negócios de qualidade superior - Empresas dominantes com vantagens competitivas estruturais: potencial relevante de crescimento com ROIC (retorno sobre o capital investido) acima de seu custo de capital, presença de barreiras de entrada em seus negócios, baixo custo de produção e alto potencial de geração de caixa.
(ii) Gestão competente, honesta e alinhada - Atribuímos grande importância à qualidade da gestão e à estrutura de incentivos aos quais os administradores das companhias estão expostos. Acreditamos que os fatores internos respondam por uma parte relevante do sucesso corporativo no longo prazo. Para tanto, é indispensável que os líderes da companhia e suas equipes sejam competentes e tenham interesses alinhados com os dos acionistas.
(iii) Valuation atrativo - Buscamos empresas que apresentem distorções relevantes entre seu valor de mercado e seu valor intrínseco, proporcionando margem de segurança para o investimento. Acreditamos que essa disciplina seja importante tanto para maximizar os ganhos quanto para gerir os riscos, reduzindo investimentos com perda permanente de capital.

Nosso universo de investimento é composto por cerca de 400 empresas, das quais aproximadamente 100 são acompanhadas e 50 são profundamente estudadas pelo time de análise.
(i) Modelo de negócios de qualidade superior
Empresas dominantes, com vantagens competitivas estruturais: potencial relevante de crescimento com ROIC (retorno sobre o capital investido) acima de seu custo de capital, presença de barreiras de entrada em seus negócios, baixo custo de produção e alto potencial de geração de caixa.
(ii) Gestão
Atribuímos grande importância à qualidade da gestão e à estrutura de incentivos aos quais os administradores das companhias estão expostos. Acreditamos que fatores internos respondem por parte relevante do sucesso corporativo no longo prazo. Para tanto, é indispensável que os líderes da companhia e suas equipes sejam competentes e tenham interesses alinhados com os acionistas.
(iii) Valuation atrativo
Buscamos empresas que apresentem distorções relevantes entre seu valor de mercado e seu valor intrínseco, proporcionando margem de segurança para o investimento. Acreditamos que essa disciplina é importante tanto para maximizar ganhos quanto para gerir riscos, reduzindo investimentos com perda permanente de capital.